QUANTOS MAGOS LEVARAM PRESENTES PARA JESUS?

Por Marco Sousa



A tradição católica medieval costuma afirmar que foram três ilustres senhores que levaram presentes a Jesus e ainda afirma que os mesmos eram reis em regiões distantes da palestina. Não existem dados históricos suficientes para se confirmar o número de pessoas que levaram presentes a Jesus naquela famosa comitiva ou tão pouco se os tais magos seriam reis de países vizinhos da palestina, como a tradição afirma. A Bíblia Sagrada não afirma quantos homens compunham a comitiva (isto não era importante no contexto da narrativa), todavia o relato do evangelista Mateus enumera os presentes recebidos por Jesus, os quais foram três - Ouro, incenso e mirra. (Mateus 2:11).

Quando um leitor leigo e desapercebido visualiza o texto pela primeira vez, seu imaginário é levado a ter a impressão de que eram três magos, devido ao número de presentes. Provavelmente a ideia de que eram três magos tenha surgido a partir desta leitura equivocada do texto bíblico.

Na realidade o escritor bíblico sabia que naquele tempo o ouro era presente dado aos reis (Jesus é nosso rei), o incenso era presente fino para os religiosos (Jesus veio consertar o homem e livra-lo da religião ineficaz e morta) e a mirra era um presente dado aos profetas (Jesus veio mostrar ao mundo a beleza do reino de Deus e sofreria muito por isto, tal qual a mirra que exala perfume ao ser esmagada).

Quando se anula o sentido original do texto bíblico, são criadas fantasias e mentiras que podem fazer com que os religiosos caiam em descrédito. Isto aconteceu com o cristianismo ao longo de sua história, como também acontece hoje com grupos cristãos que anulam o sentido original do texto bíblico para enquadrá-lo em suas crenças. A Bíblia Sagrada proibe este tipo de coisa. Aqueles que ignoram isto destroem o fundamento (o alicerce) que sustenta a cristandade para se evitar a heresia. Depois aparecem as consequências!

Sejamos sábios!
É natal, pois Deus está conosco!