A educação bíblica bíblica genuína atinge em cheio a relação do fiel com o seu Deus. Ela é capaz de moldar o caráter do homem comum, tornando-o um bom cidadão do reino de Cristo, que também enriquecerá a sociedade com seus valores e modo de vida.

1► PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM RELAÇÃO A DEUS
1.1 - Conhecer a Deus como criador.
1.2 - Conhecer a Deus como Pai.
1.3 - Ter comunhão com Deus.
 
2► PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM RELAÇÃO A JESUS
2.1 - Ter Jesus como Senhor e Salvador pessoal.
2.2 - Obedecer às ordenanças de Cristo.
2.3 - Testemunhar do evangelho de Cristo que resgata a alma do pecador.
 
3► PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
3.1 - Contar com a ajuda do Espírito Santo nas fraquezas e limitações humanas.
3.2 - Buscar a plenitude do Espírito Santo e permitir que ele trabalhe os corações para a produção de frutos para a glória Deus.
3.3 - Preparo da igreja para o arrebatamento.
 
4► PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM RELAÇÃO À BÍBLIA SAGRADA
4.1 - Conhecer a Bíblia Sagrada, para evangelizar com fidelidade, autoridade e legitimidade. Manejar bem a palavra da verdade.
4.2 - Praticar e aplicar o ensino bíblico de forma dinâmica e eficaz sob a tutela do Espírito Santo.
 
5► PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM RELAÇÃO À IGREJA
5.1 - Preparação.
5.2 - Participação.
5.3 - Evangelização.
5.4 - Revelar ao mundo os mistérios do Reino de Deus.
 
6► PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM RELAÇÃO AO CARÁTER DO CRISTÃO
6.1 - Desenvolver o caráter de Cristo na vida do cristão através do ensino da palavra de Deus (ensino submisso ao Espírito Santo).
6.2 - Manifestar o caráter de Deus ao mundo (justo, digno, fiel, verdadeiro e que não faz acepção de pessoas).
6.3 - Aplicação da Educação Cristã como instrumento de preparo da igreja para o campo evangelístico.

A EDUCAÇÃO DO POVO DE DEUS NARRADA NAS ESCRITURAS

Nunca homem algum falou assim como este homem” (Jo 7.46), com esta frase o apóstolo João resume o impacto dos ensinos de Jesus sobre as pessoas. Os servidores dos fariseus foram enviados para prender a Jesus, entretanto, nada puderam fazer frente ao poder e autoridade dos ensinos do Mestre. Jesus era ungido pelo Espírito Santo para “anunciar” a Palavra de Deus. Ninguém ficava inerte ou indiferente diante de seus ensinos (Lc 4.20-22). Dentre os métodos de ensino usados por Jesus podemos citar as parábolas, a preleção e as perguntas e respostas. Estes métodos são os mais eficazes para a aplicação de discipulados e ensino bíblico presencial, todavia hoje a igreja de Cristo conta também com as novas tecnologias da informação para divulgar a palavra de Deus e fazer discípulos.
 
1. O ensino no Antigo Testamento. O vocábulo “ensino” aparece no Antigo Testamento com o sentido de “doutrina” (Dt 32.2; Jó 11.4; Pv 4.2), e “entendimento” (Pv 1.5,29; 2.3). Com o passar do tempo, a palavra veio a significar o “ensino de Moisés” que se encontra no Pentateuco. Tão logo o povo de Israel atravessou o mar Vermelho, Deus chamou Moisés e responsabilizou-o de, juntamente com os anciãos e os sacerdotes, ensinar ao povo os seus mandamentos (Dt 31.12; 1 Sm 12.23; 2 Cr 15.3; Jr 18.18). Esta responsabilidade também cabia aos pais. Eles deveriam ensinar seus filhos no temor do Senhor (Dt 6.6,7; 11.19).
 
2. O ensino no Novo Testamento. As duas principais palavras no original para ensino são didachē, “instrução, ensino” e didaskalia, “ensino, doutrina”. Esses termos transmitem a ideia tanto do ato de ensinar como do conteúdo do ensino. A primeira aparece para indicar os ensinos de Jesus (Mt 7.28; Jo 7.16,17) e também para realçar a “doutrina dos apóstolos” (At 2.42). A segunda, para indicar a “doutrina dos homens” (Mt 15.9; Mc 7.7). Todavia, é nas epístolas pastorais que elas aparecem com o sentido mais rígido de crenças ou corpo doutrinal da igreja.
 
3. O ensino na pregação do Evangelho. O ensino bíblico acompanha a pregação do Evangelho. Na passagem bíblica da “Grande Comissão” (Mt 28.19,20), são usados dois verbos para “ensinar”. O primeiro é “ensinai todas as nações”, “fazer discípulos”, pois o discipulado acompanha, necessariamente, a evangelização. O segundo, “ensinado-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”, inclui ética e teologia. O Senhor Jesus ensinou, nesse sentido, durante todo o seu ministério.
 
Nas Escrituras, o termo “ensino” é definido como “doutrina”, “entendimento” ou “instrução”. O ensino e a pregação são indissociáveis na tarefa missionária da Igreja.

 CONSELHOS PRÁTICOS PARA INSTRUTORES CRISTÃOS


OS DEZ MANDAMENTOS DO PROFESSOR EBD
 
1 - Não terás outra doutrina além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a semana.
5 - Honrarás a presença dos alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas, participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula, apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura bíblica.
9 - Não farás falso testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos adequados.

Fonte: Texto de Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para professores de EBD - blog Atitude de Aprendiz


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia Sagrada Revista e Corrigida - João Ferreira de Almeida SBB - 1995