Por Marco Sousa


COMO A SALVAÇÃO ACONTECE NA PRÁTICA
(FORA DAS TEORIAS DOS SISTEMAS RELIGIOSOS)

A expressão SOBERANIA DIVINA faz referencia ao modo independente com o qual Deus age no meio do seu povo, manifestando ao mundo a sua glória. Deus não obedece cartilhas de sistemas religiosos e também não contradiz a Bíblia Sagrada inspirada pela vontade dele. Deus não duela com seu próprio caráter. A Salvação do homem é ato da soberania de Deus, mas é também um processo dinâmico na vida do servo de Deus. Alguns grupos cristãos não pregam o evangelho e consideram que uma parte dos homens foram eleitos para a salvação e a outra parte foi "eleita" para a condenação. Acreditam que nada do que a igreja fizer será capaz de alterar o quadro predeterminado por Deus para cada homem. A Bíblia Sagrada nunca afirmou isto. Este evangelho Jesus nunca pregou!



1 - COMO DEUS É VISTO NAS CIVILIZAÇÕES?

Muitos cristãos se preocupam com o fato que alguns povos morrem sem nunca terem ouvido a mensagem da salvação. A Bíblia nos apresenta uma clara resposta a esta e a todas as questões soteriológicas.

CARTA DE PAULO AOS ROMANOS - CAPÍTULO 1:20
20 “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem indesculpáveis”

CARTA DE PAULO AOS ROMANOS - CAPÍTULO 2:11-16
11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

A ciência confirma os fatos descritos pelo apóstolo Paulo no texto de Romanos, acima citado. Confira:



2 - COMO A SALVAÇÃO ACONTECE NA PRÁTICA?

2.1 – Pelo trabalho dedicado e perseverança dos servos de Deus.
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” - 1 Timóteo 4:16

Conversão de Nick Cruz, líder de uma violenta gangue de Nova York

Mulheres oram nos EUA e algo extraordinário acontece entre os ateus na Moldávia

2.2 - Por meio do bom testemunho da pessoa cheia do Espírito Santo.
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” - Atos 1:8

A conversão do biólogo ateu da Unicamp

2.3 - Pela determinação pessoal em cumprir a ordem evangelística de Cristo, independente dos paradigmas politicamente corretos dos sistemas religiosos.
“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” - Atos 5:29
“Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens” - 1 Coríntios 7:23 
Nos casos aos quais analisamos, o fato do evangelista não estar preso aos paradigmas politicamente corretos de um sistema religioso, o fez ser próspero em seu trabalho e bastante frutífero nos resultados finais.

A conversão do padre e 200 fiéis na missa

2.4 - Pelas oportunidades garantidas pela palavra de Deus. Ele zela pelo cumprimento de tudo quanto foi dito da parte dele.  
“E toda a carne verá a salvação de Deus”- Lucas 3:6
A graça salvadora é para todos os homens e a vida eterna é para quem aceita o sacrifício de Jesus e anda em obediência a Deus. Um dia o caminho de cada homem que vem ao mundo se cruza com o caminho de Deus. Ele garantiu isto em sua palavra ao dizer que toda a carne verá a sua salvação. Todo homem que visualizar a salvação de Deus poderá abraçá-la ou rejeitá-la. Os dez leprosos curados por Cristo viram esta salvação, apenas um voltou para abraçá-la e continuar com ela. Muitos são chamados e poucos são os escolhidos. A bíblia é clara.

Não importa como, mas o texto de Lucas 3:6 se cumprirá, Deus é fiel e cabe ao homem aceitar ou rejeitar a provisão salvífica de Deus. Veja como o homem foi salvo.

O dia em que o ateu clamou a Deus! (Lucas 3:6 se cumpre).

2.5 - Pelos métodos que Deus quiser usar, afinal ELE é soberano e não está preso aos métodos das cartilhas denominacionais.  

Como vimos nos textos e vídeos acima, Deus não está preso aos métodos estabelecidos pelos sistemas religiosos. Se a salvação é um processo, o ato dela se deu quando a morte de Cristo no calvário rasgou o véu do templo de cima para baixo, escancarando o caminho do céu diante dos homens. Tomar posse desta salvação e andar com Deus é o processo, todavia pode ser que existam alguns servos de Deus que ainda não entenderam a salvação, como o apóstolo Paulo mencionou aos gálatas: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” - Gálatas 4:19. Estes precisam da instrução e do cuidado da igreja.
De acordo com aquilo que temos visto e ouvido (trabalhando com números reais e com pessoas reais) a salvação dos servos de Deus sempre foge das cartilhas oficiais das denominações. Cremos que Deus está absolutamente correto, as cartilhas religiosas é que estão erradas!