Ilustração sobre o tema da ressurreição

Angeologia ou Angelologia é o estudo dos anjos, que passamos a meditar sobre às diversas classificações de anjos. Eles são enviados por Deus como mensageiros para executar sua vontade. Os anjos podem aparecer aos homens como transmissores de ordens e mandamentos específicos da parte de Deus. Podem trazer socorro para os servos de Deus nos momentos de necessidade. Esperamos confiadamente que o assunto que é de significado incalculável possa descortinar uma visão desse mundo invisível, tanto no sentido de confortar como admoestar.
 
PARTE I - OS ANJOS DE DEUS

A EXISTÊNCIA DOS ANJOS
 
A Bíblia trata da existência dos anjos com tanta naturalidade como trata da existência do homem; os anjos são reais, ainda que mistificados e banalizados, no entanto vemos que o Senhor Deus, através de sua Palavra revela-nos o caráter e ministério dos anjos. O termo anjo no hebraico é encontrado como “mal’ak” e no grego como “angelos”, ambos tem o mesmo significado; “mensageiro”. A existência dos anjos é notória por toda Bíblia, só no Antigo Testamento são mencionados 108 vezes, no Novo Testamento são 175 menções sendo que 71 são no livro de Apocalipse.

A ORIGEM DOS ANJOS

Ao compararmos o texto de Gn 1:1-7 com Jó 38:4-7 e ainda Ne 9:6 perceberemos que existe uma sequência aparentemente seguida; na primeira referência, no v.6 vemos o momento da criação da terra; na segunda Deus diz a Jó que no momento em questão os anjos rejubilavam e cantavam juntos. 

“Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército... e o exército dos céus te adora” (Ne 9:6); - “Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1:16) - Jó recebe uma resposta de Deus onde ele fala do momento da criação “Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra?"... "Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam? (Jó 38:4,7).

Notamos que Deus não quis nos revelar muitos detalhes sobre a origem dos anjos até porque a Bíblia não é um livro para saciar a curiosidade humana, mas sim para que o homem conheça a Deus e todo o seus propósitos. 

OS ANJOS E SUAS CLASSES

Deus tem seu reino em harmonia, tudo é organizado e está sob seu controle, também os anjos os quais tem títulos diferentes e funções diferentes.

O ANJO GABRIEL

Seu ministério é primordialmente o de mensageiro da misericórdia e da promessa de Deus. Suas proclamações expondo os planos, propósitos e veredictos divinos são de importância monumental. Ele aparece quatro vezes na Bíblia, sempre trazendo boas novas (Daniel 8:16 e em 9:21; em Lucas 1:9 e em 1:26). Gabriel que além de outras missões importantes foi incumbido de anunciar o nascimento de João Batista e o de nosso Senhor Jesus Cristo.

ARCANJO

A palavra "arcanjo" significa “principal” e representa a mais elevada posição na hierarquia angelical. O prefixo "arc", do grego "arch", sugere tratar-se de um chefe, um príncipe, um primeiro-ministro. Miguel. Esse arcanjo se destaca biblicamente como uma espécie de administrador e protetor dos interesses divinos em relação a Israel (Jd 9; Dn 12.1). Na visão apocalíptica e escatológica (futura) que João teve na Ilha de Patmos, o arcanjo Miguel surgirá como o grande comandante dos exércitos celestiais contra as milícias satânicas, representadas pelo dragão, símbolo de Satanás (Ap. 12.7-12). Na vinda pessoal de Jesus Cristo, na primeira fase de convocação dos remidos do Senhor, a escritura não dá nome ao arcanjo, mas declara que a voz do arcanjo será ouvida pelos mortos santos. (I Ts. 4.16).

OS SERAFINS

O termo hebraico é saraph. Provavelmente, deriva-se da raiz hebraica saraph, cujo significado é "queimar", o que daria a ideia de que os Serafins são anjos rebrilhantes, uma vez que essa raiz também pode significar "consumir com fogo", mas também "rebrilhar" e "refletir". A única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras Sagradas fica no livro de Isaías (Is. 6). Os serafins aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar o trono divino.  Os seres vistos por Isaías tinham forma humana, embora possuíssem seis asas (Is 6:2). Estavam postos acima do trono de Deus (Is 6:2a), o que parece indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Uma dessas criaturas entoava um refrão que Isaías registra nas palavras: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; a terra inteira está cheia da Sua glória" (Is 6:3). Constituíam uma ordem de seres angélicos responsáveis por certas funções de vigilância e adoração.

OS QUERUBINS

Os querubins são a classe de anjos mais bem detalhada nas escrituras. No tabernáculo do Velho Testamento suas imagens foram estampadas nas cortinas do  santuário, e postas no propiciatório e sobre a arca da aliança. A Bíblia diz que o Senhor habita entre os querubins (Sl. 80:1; 99:1). No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). É interessante observar que a classe dos querubins parece não se compor de uma única ordem de criaturas, uma vez que os seres que aparecem em todas as outras passagens bíblicas, à exceção das asas, são muito semelhantes aos homens, ao passo que os de Ezequiel 1:1-24 e 10:22 não se assemelham a nada conhecido entre os homens.

O ANJO DO SENHOR

Outro ensino veterotestamentário de grande importância, que por sua vez está estritamente relacionado com as Teofanias, são as aparições do Anjo do Senhor.  Considerando como o Anjo do Senhor aparece na Bíblia, a qual revela que ele tem poder para perdoar ou reter pecados (Êxodo 23: 20-22), que Jacó declarou-o como sendo o próprio Deus (Gn. 32:30), que ele mesmo o admitiu ser (Gn. 32:28), que ele é o próprio rosto de Jeová (Is. 63:9) e que o nome de Deus está nele (Êxodo 23:21), além do fato de ser o único anjo de Deus que aceitou culto humano, a maioria dos cristãos concorda que, por deter tais atributos, nunca conferidos a nenhuma criatura, que ele não era senão a segunda pessoa da Trindade, o próprio Jesus Cristo, à serviço do Pai no Velho Testamento.

CLASSIFICAÇÃO GENÉRICA DOS ANJOS

Denominamos "classificação genérica" porque entendemos que dentro da ordem apresentada em Romanos 8.38 e Colossenses 1.16, o apóstolo Paulo não quis dogmatizar a ordem angelical segundo o seu entendimento.

1. TRONOS (CL 1.16) - Conforme está no original grego, "thronoi" tem um sentido especial porque se refere a uma classe de anjos que está diretamente ligada à majestade e soberania de Deus. É possível que os "querubins" estejam diretamente ligados a esse tipo de atividade real, pois alguns textos identificam os querubins como os seres sobre os quais Deus está assentado e reinando (I Sm. 4.4 ; II Rs 19.14 ; Sl 80.1 ; 99.1).

2. DOMÍNIOS (CL 1.16) - Em algumas versões, o termo grego "kuriothes" ou "kuriotethoi" tem o sentido de soberanias ou dominações (Ef 1.21). A classe especial de anjos dominadores tem como função principal executar as ordens de Deus sobre as coisas criadas. Paulo diz que esses anjos executam as ordens divinas sob autoridade de Cristo. Subentende-se pelo contexto doutrinário do papel dos anjos, que essa classe denominada "dominadores" age de forma executiva sobre o Universo e sobre determinadas esferas espirituais.

3. PRINCIPADOS (CL 1.16) - A palavra "principados" no grego bíblico é "archai", e refere-se a uma classe de anjos que têm poderes de príncipes. Nos reinos terrestres, os principados regem sobre territórios pertencentes ao reino.

4. POTESTADES (CL 1.16) - Potestades referem-se a anjos especiais que executam tarefas especiais da parte de Deus. Não se trata de poderes angelicais isolados, mas são chamados de "potestades" porque foram investidos de uma autoridade especial. Vários exemplos se destacam na Bíblia das ações poderosas dessa classe de anjos. Um destes anjos foi enviado por Deus para destruir a cidade de Jerusalém e só parou sua destruição quando Deus lhe ordenou que guardasse a sua espada (I Cr. 21.15-27).

EM QUE OS ANJOS DIFEREM DOS HOMENS

A Bíblia nos diz que Deus fez o homem "um pouco abaixo dos anjos" (Hb. 2:5-7). Entretanto, fala que os anjos são "espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação" (Hb. 1:13-14). É uma situação interessante: O homem é inferior aos anjos, mas através da redenção, os anjos nos servem. Chegaremos até mesmo a julgar os anjos; evidentemente, aos que acompanharam a Satanás (I Co. 6:3). Embora a superioridade dos anjos em relação aos homens seja notória de muitas maneiras, a Bíblia nos mostra que eles têm também suas limitações.

PARTE II - AS MINISTRAÇÕES DOS ANJOS

Os anjos têm funções e serviços que são de total importância para o cumprimento da vontade de Deus, por toda a Bíblia eles estão presentes, trabalhando e servindo ao propósito divino. Vejamos em ambos testamentos alguns serviços prestados pelos anjos:

Operação dos anjos no Velho Testamento

a) Um anjo socorreu Hagar no deserto (Gn 16:7-12)
b) Anunciaram o nascimento de Isaque (Gn 18:1-15)
c) Anunciaram a destruição de Sodoma e salvação de Ló (Gn 19:1-29)
d) Livrou Daniel na cova dos leões (Dn 6:22)
e) Balaão foi repreendido por um anjo (Nm. 22:31-35)
f) Um anjo falou em sonho com Jacó (Gn. 31:11)
g) Israel foi guiado por um anjo (Êx. 23:20)

Operação dos anjos no Novo Testamento

a) Anjos serviram a Jesus (Mt 4:11; Mc1:13)
b) Anunciaram o nascimento do Messias (Lc 1:26-37)
c) Anunciou o nascimento de João Batista (Lc 1:11-17)
d) Esteve com Jesus no Getsêmani (Lc 22:43)
e) Um anjo removeu a pedra do sepulcro de Jesus (Mt 28:2)
f) Libertou os apóstolos da prisão (At 5:19)
g) Libertou Pedro da prisão (At 12:7-9)

Além destes exemplos existem muitas outras referências que poderiam ser adicionadas a esta lista.

a) Têm a função de louvar e adorar a Deus (Ap 5:11-12; Hb 1:6)
b) Trouxeram a lei ao povo de Deus (At 7:53; Gl 3:19)
c) Cumprir os juízos sobre os inimigos de Deus (2Rs 19:35)
d) Reunirão os salvos na volta de Cristo (Mt 24:30-31)


ATUAÇÃO DE ANJOS EM ISRAEL

No vídeo abaixo um soldado israelense chamado Gabby, falando em português para um grupo de evangélicos brasileiros, apresenta alguns detalhes sobre a Guerra dos Seis Dias (1967). No trecho que selecionamos ele fala sobre a intervenção do exército de Deus (anjos) no campo de batalha.


SENHA: Use o código 28 do seu cartão virtual

Foi produzido um documentário sobre a referida guerra, com o depoimento de especialistas os quais não souberam desvendar o que teria acontecido, todavia os inimigos de Israel atribuíram a sua derrota à interferência clara e inequívoca do Deus de Israel. Vários milagres testemunhados pelo exercito israelita, bem como outros relatados por seus inimigos são abordados a partir do instante 12:00 do vídeo.


ATUAÇÃO DOS ANJOS NA ATUALIDADE

No mundo todo são notáveis as diversas experiências relatadas sobre a manifestação de anjos ministrando a favor do povo de Deus em momentos especiais e de extrema necessidade. Alguns destes casos ganharam algum destaque na mídia secular. São várias entrevistas nas quais as vítimas de ataques e acidentes que seriam fatais, receberam livramentos inexplicáveis pela lógica humana e alegam terem visto e dialogado com os anjos que as socorreram. Há casos de pacientes terminais visitados e curados por seres angelicais em hospitais. Este tipo de situação tem gerado laudos e relatórios de correção de diagnósticos, nos quais os profissionais da saúde encerram os processos de tratamento dos pacientes com declarações do tipo "cura do paciente sem explicações científicas plausíveis". Todo evangélico conhece ou convive com alguém que foi curado por milagre. Deus está operando no meio do seu povo. Todos os dias os seus anjos estão agindo. Existem algumas publicações singulares sobre o tema, como por exemplo, o livro “Angels in the Fire” (Anjos no Fogo) que trata da dramática história de um resgate impossível, efetuado com sucesso devido a intervenção celestial. (►CONFIRA AQUI).



Os relatos de aparições angelicais aumentaram consideravelmente depois da segunda metade do século XX e neste início do século XXI entre os evangélicos no mundo inteiro, que torna-se impossível suprimir estas evidências. Até mesmo alguns portais evangélicos de cunho cessacionista[1] como o “Got Questions” reconhecem a veracidade dos fatos narrados. (►CONFIRA AQUI).

Os missionários da organização cristã Bibles 4 Mideast, com atividades evangelísticas nos países mulçumanos do Oriente Médio estão vivenciando experiências extraordinárias em seu campo de trabalho. Além do uso constante dos dons espirituais, a glória de Deus tem se manifestado de forma notável no território hostil do Islã. Confira nos links abaixo:

https://archive.is/S9ZTL ► Esta postagem traz o relato da aparição de um anjo que mostrou o endereço de uma igreja evangélica a um mulçumano (As igrejas na região funcionam escondidas por causa da perseguição). Ele foi, descobriu a igreja, creu e entregou sua vida a Cristo.

https://archive.is/uo5en ► Esta postagem relata os acontecimentos que provocaram a conversão de um grupo de terroristas, ao verem um grupo de anjos defendendo um cristão contra a trama mortal preparada pelo próprio grupo. 

São inúmeros os relatos sobre a aparição ou visões de anjos nos últimos anos em diversas partes do mundo, por pessoas idôneas e fieis a Deus. Estes são apenas alguns destes casos.

GLOSSÁRIO

[1] Cessacionismo É o nome da vertente cristã tradicional que nega a atualidade de todos os dons espirituais descritos no Novo Testamento, inclusive os dons revelacionais e os milagres. Esta vertente surgiu no século XX combatendo o pentecostalismo e a crença na atualidade dos dons espirituais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Links disponibilizados no texto acima.
Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida 1995 - João Ferreira de Almeida.