
A salvação eterna da alma humana é um assunto profundo e de toda a Bíblia. Ele
começa em Gênesis 3:15 “Da semente da mulher nascerá aquele que esmagará a
cabeça da serpente...” e termina em Apocalipse 22:20 (último capítulo) “...
certamente cedo venho, amém. “Ora vem Senhor Jesus”. Logo após a queda dos
nossos primeiros pais, Deus providenciou o escape – o caminho da obediência,
seria a condição para que o homem voltasse a Deus, uma vez que, pela
desobediência o homem saiu da presença d’Ele.
No plano de Deus para a salvação do homem estão manifestos vários pontos
importantes tais como:
A. O grande amor de Deus – João 3:16
B. A grande misericórdia de Deus – Lamentações 3:22
C. Uma firme resolução de salvá-lo – Romanos 8:32, etc.
1.2 Terminologia
1.2.1 Na língua grega a palavra “SOTERIA” (Salvação) tem uma ideia de
livramento, segurança, etc. O verbo usado para expressar a ação de salvar
“SOZEIN” tem o sentido de arrebatar, tirar, e isto em uma ação contínua, sem
interrupção.
1.2.2 João 6:37 – “Todo aquele que o Pai me dá...” A salvação é uma experiência
dinâmica, não é estática. “TON ERKOMENON PRÓS ME” “TON ERKOMENON” que é
traduzido por: “o que vem a mim, ou, aquele que vem”, está no original grego, no
particípio presente do verbo “ERKOMAI” – eu venho.
Nota: O tempo particípio em si não expressa ideia de tempo, mas qualidade de
ação; o particípio presente indica ação durativa ou linear. Portanto, o verbo no
grego significa: “o que está vindo”; como o particípio presente indica ação
linear; o original dá a seguinte ideia: “aquele que está vindo constantemente,
isto é, “sem interrupção”, numa direção”, ou seja, ao Senhor, e o Senhor não
lançará fora.
1.2.3 A mesma ideia encontramos em João 6:35. “Declarou-lhes, pois Jesus: Eu sou
o pão da vida, o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais
terá sede”.
Destaquemos neste verso as seguintes expressões:
– “o que vem a mim”
– “o que crê em mim”
Ambas as expressões estão no particípio presente no original.
– “HÓ ERKOMENOS” – “aquele que está vindo”
– “HÓ PISTEON” – aquele que está exercendo fé (no Senhor Jesus). A fé é
dinâmica, ela precisa ser exercitada, vivida. Crer no Senhor Jesus não é um ato,
é um processo. Houve, sem dúvida, uma experiência no passado que deu início a
uma caminhada, mas desde que se entra no Caminho é necessário que continue vindo
constantemente (ação durativa, linear) ao Senhor Jesus e exercendo fé no Senhor.
Note bem o que o Senhor Jesus disse (veja versículo 35) “Eu sou o pão da vida, o
que vem a mim, jamais terá fome”. Imaginemos se alguém se alimentasse apenas
uma vez por semana. É necessário vir e continuar vindo ao Senhor Jesus para
alimentar-se d’Ele, da sua Palavra e assim jamais ter-se-á fome. – “e o que crê
em mim jamais terá sede” – aquele que de fato crê, vive e deposita fé no Senhor
Jesus jamais terá sede.
1.2.4 O conceito de salvação
A. O conceito tradicional de “uma vez salvo, salvo para sempre”, não tem base
bíblica.
B. A salvação como estado: Salvação é estar no Caminho, que é o Senhor Jesus.
C. Ela é dinâmica, não é estática “Aquele que vem (e continua vindo), de maneira
alguma o lançarei fora”.
D. No sentido calvinista, a salvação é estática, mas quando se entende a ação do
Espírito Santo percebemos que ela é dinâmica – Filipenses 2:12; II Pedro
1:10-11.
E. A salvação no conceito bíblico é dinâmica e requer os seguintes meios para
ser vivida e exercitada em sua plenitude:
1º - O batismo no Espírito Santo e nas águas ou vice-versa
2º - A santificação diária sem a qual ninguém verá o Senhor.
3º - O uso dos meios de graça: Oração, louvor, jejuns e outros (de acordo com a necessidade de cada crente). 2 Coríntios
10:4
4º - A valorização da ação do sangue de Cristo na vida do fiel. 1 João 1:7,
1 Pedro 1:2, Hebreus 12:24, Hebreus 10:19-20. Note que o termo “aspersão” no
dicionário Michaelis significa sf (lat aspersione) 1 Ação ou resultado de
aspergir; borrifo. 2 Med Ação de banhar um doente ou a parte enferma com um
líquido projetado mais ou menos vivamente em pequenas gotas. Var: aspergimento.
5º - Uma vida direcionada de acordo com a bíblia sagrada.
6º - O uso dos dons espirituais com discernimento.
7º - O cultivo dos frutos do Espírito Santo.
8º - A obediência irrestrita ao Senhor e à sua Palavra.
9º - Glorificação no Espírito.
10º - Comunhão
1.2.5 O homem pode cair e voltar?
Resposta: O homem pode voltar dependendo das circunstâncias. O homem pode
voltar ou ser chamado, mas não sabemos a que hora o Senhor voltará, por isso, é
melhor permanecer no Caminho – Jesus. “Este é o caminho – andai nele”.
1.2.6 Quando o homem não pode voltar?
Resposta: Quando ele, após ter experimentado a bênção da salvação, na sua
plenitude, a rejeita tácita e deliberadamente – ele se torna um apóstata.
Hebreus 6:4-8; 10:26.
1.2.7 Predestinação e eleição.
Estes assuntos estão intimamente ligados à salvação, pois quem está salvo é
predestinado e eleito.
A. A predestinação é profética e para um povo, nunca para indivíduo. Exemplo:
Israel foi predestinado à terra da promessa. Dois apenas dos que saíram do Egito
e mais a nova geração entraram na terra.
B. A Igreja está predestinada para o céu – Quantos chegarão lá? A Palavra
responde. I Timóteo 4:10.
C. A nossa eleição é segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do
Espírito para obediência e aspersão do sangue do Senhor Jesus Cristo. I Pedro
1:2. Tanto a predestinação quanto à nossa eleição está em função da nossa
santificação. Podemos permanecer nela ou não.
D. A vontade de Deus é que todos sejam salvos, porque Cristo morreu por todos. I
Timóteo 2:4-6. O homem pode escolher aceitar a graça de Deus, ou pode resistir e
rejeitá-la – seu direito de livre arbítrio sempre permanece.
E. A promessa permanece fiel. Como fora para Israel no passado, é para a Igreja
no presente. A nossa luta é para estarmos no corpo. Paulo disse: “... quanto a
mim, não o julgo que já tenha alcançado... mas prossigo...” (Filipenses 3:12).
F. A Palavra de Deus deixa bem claro o assunto da predestinação e da eleição.
Jesus nos falou dos “servos” – o fiel e o infiel – notai que ambos eram servos.
Jesus nos fala das dez virgens. Todas eram virgens e esperavam o noivo, mas
cinco eram loucas, não tinham azeite na candeia. Jesus nos fala dos dois filhos.
Do que disse ao pai que ia e não foi, e do que disse que não ia, e foi. Jesus
nos fala que nem todos os que dizem: Senhor, Senhor, entrarão no seu reino.
Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.
G. Para concluir, podemos glorificar o nome do Senhor por nossa eleição. Está
escrito: “como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?”
Hebreus 2:2-4.
CONCLUSÃO
Diante do exposto em todos os itens atrás, podemos observar através do
telescópio da fé, a grandiosidade, a profundidade e a sublimidade das operações
que o Espírito Santo vem realizando através dos séculos.