TEXTO ÁUREO
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1 Co 12.11).
 
VERDADE PRÁTICA
 Dons espirituais são dotações sobrenaturais do Espírito Santo sobre o crente, capacitando-o para glorificar a Cristo e realizar a obra de Deus.
 
TEXTOS PARA REFLEXÃO
 
Is 11.2 - O Espírito de sabedoria
 Ef 1.17 - Espírito de revelação
 Rm 15.30 - O amor do Espírito Santo
 Cl 1.8 - Vosso amor no Espírito
 Rm 8.11 - O Espírito Santo nos vivifica
 Rm 1.4 - Espírito de santificação

 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 12.1,4-11,28; Romanos 12.6-8.
 
1 Coríntios 12
1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
 
Romanos 12
6 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 - se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 - ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
 
PONTO DE CONTATO
 
Entre aqueles que receberam o batismo com o Espírito Santo no mesmo dia do Sr. Edward Lee, encontrava-se Jennie Moore, que algum tempo depois casaria com Seymour. A Sra. Moore foi a primeira mulher a receber o batismo com o Espírito Santo na cidade de Los Angeles, na casa dos irmãos Richard e Ruth Asbery, na rua Bonnie Brae, 214. Na ocasião, começou a cantar noutras línguas e a tocar piano sob o poder de Deus. Todos ficaram maravilhados (At 2.7), pois sabiam que ela nunca havia estudado música. Segundo uma testemunha ocular, Emma Cotton, aquele grupo orou durante três dias e três noites e as pessoas que conseguiam entrar na casa dos Asbery, caíam sob o poder de Deus, enquanto outras eram curadas e salvas por Jesus Cristo. O local ficou repleto de pessoas a ponto do soalho ceder, mas ninguém ficou ferido. Durante aqueles três dias, toda a cidade afluiu para observar o poder de Deus manifestado entre os seus filhos.
 
OBJETIVOS
 
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Classificar os dons espirituais.
Descrever os termos que designam os dons.
Buscar os dons espirituais.
 
SÍNTESE TEXTUAL
 
Uma corrente da teoria cessacionista afirma que os dons do Espírito são habilidades naturais, santificadas e aperfeiçoadas por Deus após a conversão do indivíduo. Uma outra acredita que os dons espirituais não são para os tempos hodiernos, mas estiveram restritos ao período apostólico. No entanto, ao lermos as Sagradas Escrituras, não encontramos qualquer evidência de que os dons do Espírito tenham cessado com a morte dos apóstolos e muito menos de que se trata de talentos humanos santificados. O argumento antipentecostal é fundamentado na hermenêutica naturalista, que nega qualquer elemento sobrenatural nas Escrituras. Portanto, a dedução dos cessacionistas não é possível e nem necessária como método de interpretação do Novo Testamento. A atualidade dos dons espirituais é confirmada pela Escritura e experiência cristã. No primeiro caso, podemos citar os propósitos dos dons, especificamente, o de fortalecer a Igreja (1 Co 14.3,4,26). Se os dons cessaram após a morte dos apóstolos, por que Paulo escreveria à igreja de Corinto para que buscassem ardentemente os dons e zelassem por eles, sabendo que os dons não durariam mais do que 50 anos? Não há qualquer analogia plausível para sustentar tal absurdo. A experiência pentecostal de incontáveis cristãos, em todas as épocas e lugares, é evidência complementar da atualidade dos dons conforme a verdade bíblica.
 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
 
Muitos alunos têm dificuldades de distinguir entre Dons do Espírito (plural), Dom do Espírito (singular) e Fruto do Espírito (singular). Por isso, utilize nesta lição a tabela “Paralelo Lógico”. Este recurso possibilita a comparação entre dois ou mais elementos e suas possíveis correspondências.


INTRODUÇÃO
 
Concernente os dons espirituais, dois princípios devem ficar patentes. Primeiro, quando uma pessoa recebe do Senhor os dons do Espírito, não significa que ela é mais perfeita ou que é mais merecedora das bênçãos divinas do que outras. Segundo, assim como o crente não é salvo pelas obras, mas pela graça divina (Ef 2.8; Tt 3.5), os dons do Espírito são concedidos pela graça de Deus para que ninguém se engrandeça (Rm 12.6).
 
I. GENERALIDADES SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS
 
Os dons espirituais são uma dotação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente, para o serviço e execução dos propósitos de Deus na igreja e através dela. Os dons espirituais, portanto, não são qualidades humanas aprimoradas e abençoadas por Deus.
 
1. Principais passagens. São sete as principais passagens que tratam sobre os dons espirituais: 1 Co 12.1-11,28-31; 13; 14; Rm 12.6-8; Ef 4.7-16; Hb 2.4; 1 Pe 4.10,11. Além destas, há muitos outros textos da Bíblia sobre o assunto.
 
2. Termos bíblicos designadores dos dons. Abordaremos apenas os principais:
 
a) Dons espirituais (pneumatikos). O termo refere-se às manifestações sobrenaturais da parte do Espírito Santo por meio dos dons (v.7; 14.1).
 
b) Dons da graça (charismata). Falam da graça subsequente de Deus em todos os tempos e aspectos da salvação (1 Co 12.4; Rm 12.6).
 
c) Ministérios (diakoniai). Correspondem aos dons de serviços ou ministérios práticos. São ministrações sobrenaturais do Espírito através dos membros da igreja como um corpo (1 Co 12.5,12-27).
 
d) Operações (energēmata). Esses dons são operações diretas do poder de Deus para a realização de seus propósitos (vv.9,10).
 
e) Manifestação (phanerōsis). Embora sejam sobrenaturais, o sentido do termo original aqui, sugere que os dons operam na esfera do natural, do sensível, do visível.
 
3. Classificação dos dons espirituais. Os dons espirituais podem ser classificados como:
 
a) Manifestações do Espírito. Conforme 1 Coríntios 12.8-10, são nove dons pelo Espírito Santo. Esses dons são capacitações sobrenaturais de pessoas para a edificação do corpo de Cristo e para seus membros individualmente (vv.3-5,12,17,26; 12; 14). Manifestam-se de modo eventual e imprevisto, não estando subordinados à vontade do portador, mas à soberania de Deus.
 
b) Dons de ministério prático. São dons de serviços práticos individuais ou em grupo (Rm 12.6-8; 1 Co 12.28-30). Nestas passagens eles aparecem com os demais dons espirituais e, sob o mesmo título original, “charismata” (dons da graça).
 
4. Alvo e resultado dos dons (1 Co 12.7b). São propósitos dos dons espirituais:
 
a) A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14).
 
b) A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3,4).
 
c) O crescimento em quantidade e qualidade da obra de Deus (At 6.7; 19.20; 9.31; Rm 15.19).
 
d) A edificação espiritual da Igreja (1 Co 12.12-27).
 
e) O aperfeiçoamento dos santos (Ef 4.11,12).
 
5. O exercício dos dons espirituais (1 Co 14.26,32,33,40). Toda energia e poder sem controle são desastrosos. Deus nos concede dons, mas não é responsável pelo mau uso deles; por desobediência do portador à doutrina bíblica ou por ignorância desta. Portanto, os que recebem os dons devem: a) procurar saber o que a Palavra ensina sobre o exercício daquele dom em particular; b) exercer o dom segundo a Escritura; c) evitar desordens e confusões no uso dos dons.

 
II. EXPLANAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS DONS
 
1. Dons espirituais de manifestação do Espírito. Estão classificados em:
 
a) Dons que manifestam o SABER de Deus:
 
        A palavra da sabedoria (1 Co 12.8). É um dom de manifestação da sabedoria sobrenatural pelo Espírito Santo, necessário ao pastoreio, na administração e liderança.
 
        A palavra da ciência (1 Co 12.8). É um dom de manifestação de conhecimento sobrenatural pelo Espírito Santo; de fatos, causas, ensinamentos, etc.
 
        Discernir os espíritos (1 Co 12.10). É um dom de conhecimento e revelação sobrenaturais pelo Espírito Santo para não sermos enganados por Satanás e pelos homens.
 
b) Dons que manifestam o PODER de Deus.
 
        Fé (1 Co 12.9). É um dom de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo, a fim de que a igreja supere os obstáculos, sejam quais forem.
 
        Dons de curar (1 Co 12.9). Literalmente, dons de curas”. São dons de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo para a cura das doenças do corpo, da alma e do espírito, dos crentes quanto dos incrédulos.
 
        Operação de maravilhas (1 Co 12.10). São operações de milagres extraordinários e espantosos pelo poder de Deus, para despertar e convencer os incrédulos.
 
c) Dons que manifestam a MENSAGEM de Deus.
 
        Profecia (1 Co 12.10). É um dom de manifestação sobrenatural de mensagem verbal pelo Espírito, para a edificação, exortação e consolação do povo de Deus (1 Co 14.3).
 
        Variedade de línguas (1 Co 12.10). É um dom de expressão plural. É um milagre linguístico sobrenatural. Nem todos os crentes batizados com o Espírito Santo recebem este dom (1 Co 12.30).
 
        Interpretação das línguas (1 Co 12.10). É um dom de manifestação de mensagem verbal, sobrenatural, pelo Espírito Santo. Não se trata de “tradução de línguas”, mas de “interpretação de línguas”. Tradução tem a ver com palavras; interpretação com mensagem.
 
2. Dons espirituais de ministérios práticos ou Assistenciais (Rm 12.6-8; 1 Co 12.28-30). São administrações de serviços práticos que, pela sua natureza, residem no portador.
 
a) Ministério (Rm 12.7). É servir capacitado sobrenaturalmente pelo Espírito Santo. Ministração, prestar serviço material e espiritual sem esperar reconhecimento ou remuneração.
 
b) Ensinar (Rm 12.7). É o dom espiritual de ensinar, tanto na teoria, como na prática; ensinar fazendo; ensinar a fazer e a entender. Não confundir com o ministério de ensino de Efésios 4.11 e Atos 13.1.
 
c) Exortar (Rm 12.8). Exortar aqui, é como dom: ajudar, assistir, encorajar, animar, consolar, unir pessoas separadas, admoestar.
 
d) Repartir (Rm 12.8). O sentido é doar generosamente, oferecer; distribuir aos necessitados sem esperar recompensa ou reconhecimento, movido pelo Espírito. Este dom ocupa-se da benevolência, beneficência, humanitarismo, filantropia, altruísmo.
 
e) Presidir (Rm 12.8). É conduzir, dirigir, organizar, liderar, orientar com segurança, conhecimento e discernimento espiritual.
 
f) Exercitar misericórdia (Rm 12.8). Este dom refere-se à assistência aos sofredores, necessitados, carentes; fracos, enfermos, presos, visitação, compaixão.
 
g) Socorros (1 Co 12.28). Literalmente “achegar-se para socorrer”. É o caso de enfermos, exaustos, famintos, órfãos, viúvas, etc.
 
h) Governos (1 Co 12.28). É um dom plural no seu exercício. É dirigir, guiar e conduzir com segurança e destreza. O termo original sugere pilotar uma embarcação com segurança, destreza e responsabilidade.
 
3. Dons Ministeriais. Esses dons são enumerados em Efésios 4.11 e 1 Coríntios 12.28,29, a saber: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores ou mestres.

Tabela com a divisão dos dons no pentecostalismo clássico
 
III. RESPONSABILIDADE QUANTO AOS DONS
 
1. Conhecer os dons. “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1 Co 12.1).
 
2. Buscar os dons. “Procurai com zelo os melhores dons” (1 Co 12.31).
 
3. Zelar pelos dons. “Procurai com zelo os dons espirituais” (1 Co 14.1).
 
4. Ser abundante nos dons. “Procurai sobejar neles, para a edificação da igreja” (1 Co 14.12).
 
5. Ter autodisciplina nos dons. “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas” (1 Co 14.32).
 
6. Ter decência e ordem no exercício dos dons. “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1 Co 14.40).
 
CONCLUSÃO
 
Poder, sinais, curas, libertação e maravilhas devem caracterizar um genuíno avivamento pleno de renovação espiritual e pentecostal. No entanto, deve ser livre de escândalos, engano, falsificação, mas dentro da decência e da ordem que a Palavra de Deus preceitua (1 Co 14.26-40).
 
VOCABULÁRIO
 
Extraordinário: Fora do comum; excepcional; singular; notável.
Linguística: A ciência da linguagem articulada.
Subordinado: Dependente; inferior; coisa que ocupa lugar inferior; secundário.
Tradução: O processo de converter uma linguagem em outra.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
 DEERE, J. Surpreendido pelo poder do Espírito. RJ: CPAD, 1995.
SOUZA, E. A. Títulos & dons do ministério cristão. RJ: CPAD, 1993.
 
EXERCÍCIOS
 
1. O que são os dons espirituais?
R. Os dons espirituais são uma dotação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente, para o serviço e execução dos propósitos de Deus na igreja e através dela.
 
2. O que os dons espirituais não são?
R. Os dons espirituais não são qualidades humanas aprimoradas e abençoadas por Deus.
 
3. Quais são os nomes designativos dos dons espirituais na Bíblia?
R. Dons espirituais (pneumatikos); Dons da graça (charismata); Ministérios (diakoniai); Operações (energēmata); Manifestação (phanerōsis).
 
4. Quais são os dons que manifestam o saber de Deus?
R. A palavra da sabedoria (1 Co 12.8); a palavra da ciência (1 Co 12.8); discernir os espíritos (1 Co 12.10).
 
5. Quais são os dons espirituais na área do ministério?
R. Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores ou mestres.
 
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
 
“Propósito dos Dons Espirituais: Fortalecer a Igreja.
 
Visto ser o propósito dos dons espirituais fortalecer a Igreja, as curas, os milagres, as línguas e a profecia não se confinam aos apóstolos, ou a umas poucas pessoas do primeiro século da era cristã. Antes, esses dons foram largamente distribuídos no seio da Igreja. Como já disse, o dom de profecia encontrava-se na igreja em Roma (Rm 12.6), Corinto (1 Co 12.10), Éfeso (Ef 4.11), Tessalônica (1 Ts 5.20) e Antioquia (At 13.1). O Novo Testamento também cita alguns indivíduos não-apóstolos, mas que eram chamados profetas ou exerciam dons de revelação: Ágabo (At 11.28; 21.10,11), Judas e Silas (At 15.32), as quatro filhas de Filipe, que profetizavam (At 21.9), e Ananias (At 9.10-19). Milagres eram operados em Corinto (1 Co 12.20) e nas igrejas da Galácia (Gl 3.5). Havia dom de línguas em Jerusalém (At 2.1-13), em Cesaréia, entre os convertidos gentios (At 10.44-48), em Éfeso (At 19.1-7), em Samaria (At 8.14-25) e em Corinto (1 Co 12-14).
 
O propósito de fortalecer a Igreja é particularmente verdadeiro quanto ao dom da profecia. Paulo mantém que ‘o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando’ (1 Co 14.3). E, novamente: ‘O que profetiza edifica a igreja’ (1 Co 14.4). Visto ser a edificação o propósito primário dos dons espirituais, como poderia alguém concluir que foram retirados da Igreja? Se esses dons edificaram a Igreja no primeiro século, por que não a edificariam no século XX? As próprias declarações da Bíblia forçam-nos a crer na sua continuidade”.
 
(DEERE, J. Surpreendido pelo poder do Espírito. RJ: CPAD, 1995, p.135.)

O FRUTO DO ESPÍRITO


Gálatas 5:22-24. O texto bíblico afirma que o cristão deverá apresentar o fruto do Espírito, o qual produz no cristão nove características especiais. Trata-se de um fruto (no singular) com nove atributos especiais. Não são nove frutos como alguns evangélicos erroneamente costumam mencionar. Toda arvore produz apenas um tipo de fruto. O crente enxertado na videira verdadeira produz o fruto do Espírito com seus nove atributos.
 
Fazendo uma analogia para melhor entendimento podemos imaginar um fruto maravilhoso que apresente nove vitaminas as quais sirvam como remédio para o corpo. Neste caso o fruto promove o fortalecimento espiritual do crente. O fruto não possui nove atributos por acaso, conforme mencionado na obra “A doutrina Pentecostal - CPAD” de Raimundo Oliveira, afinal estes atributos do fruto estão diretamente relacionados com os Dons Espirituais do texto de I Coríntios 12.


Agora tomemos o texto Mateus 7:20. Note que o crente fiel é conhecido pelos frutos e não pelos dons. Vide também o texto de I Coríntios 13:1-3.
Você para com Deus ► Amor, Alegria, Paz e Fidelidade.
Você para com o próximo ► Longanimidade, Humildade, Bondade.
Você para consigo mesmo ► Mansidão e Domínio próprio.
Uma vida cristã produtiva precisa apresentar estes atributos do fruto do Espírito Santo para a edificação da igreja.